top of page
sobre-foto-tati.png
borboletas.gif

Sobre a autora


A maternidade trouxe pra Tatiana Kauss, além do amor pelo Erik e pelo David, a paixão pela Literatura Infantil. Foi pra alimentar seus pequenos com histórias, que ela passou a mergulhar neste universo cada vez mais. Com uma voz serena, um olhar sensível e mãos de artesã, Tati é uma inventadeira de histórias pra lá de especial.

 

Hoje ela é escritora, encadernadora, criadora do canal do YouTube Histórias da Tati, fundadora do projeto social de incentivo à leitura na infância Nas Nuvens e dona de uma cabeça cheia de ideias! Por isso, não é à toa que você vai esbarrar por aqui com coelhos, lagartixas, burros fujões, princesas adolescentes e muito mais. Tudo saído direto da mente super criativa da nossa autora!

Trajetória e obras

Em 2008, começou a se aperfeiçoar em técnicas de encadernação

e iniciou os estudos em Literatura Infantil no Instituto Estação das Letras. É coautora dos livros Folclore e Cultura Popular, da Coleção Vivenciar (DCL/2011). Colaborou com a obra Da África e Sobre a África - Textos de Lá e de Cá (Cortez Editora/2012). Em 2016, terminou a pós-graduação de Formação do Escritor, na PUC-Rio, lançou o coletivo de contos e poemas Despedaços e seu primeiro livro infantil Caderno de Tereza. Em 2017, foi coautora do livro Haicontos de Fadas, com o grupo Letra Falante (Bambolê). O canal Histórias da Tati nasceu em 2018, com animações de seus textos. Nos últimos anos vem publicando uma série de livros impressos:

Caderno de Tereza, O Lápis e o Menino (e a versão O Lápis e a Menina), Um diário quase em branco, Fubá!,  Entre Cores e Olhares, Fura-bolo, No Nariz do Tamanduá e A Máquina, todos em parceria com a editora Quase Oito. Participou, como autora e encadernadora, dos livretos coletivos Conta-Contos e Nuvem, ambos pelo selo de publicações artesanais Cartonera Carioca, do qual é colaboradora. Em 2021, concluiu a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil. No mesmo ano, criou o projeto social Nas Nuvens, de incentivo à leitura na infância, o qual já distribuiu mais de 300 mil livros de sua autoria. Em 2023, surgiram as Estantes Voadoras, parte integrante do projeto, elas são entregues com um pequeno acervo de títulos com curadoria da Tati à espaços destinados às crianças carentes de acesso ao livro.

bottom of page