top of page
fundo azul rosa_edited.png

Projeto Leitura para Todos

O projeto Leitura para todos, realizado pelo Instituto da Criança e pela Aliansce Sonae e seus 38 shoppings, foi criado com o objetivo de fomentar o hábito de leitura entre as crianças, beneficiando organizações e equipamentos sociais dos territórios próximos aos shoppings participantes.
A Aliansce Sonae entende que o hábito da leitura tem papel 
fundamental na formação cultural, crítica e socioeconômica do país e, por meio da Campanha Leitura para Todos, investe na educação infantil através da formação de novos leitores.

EMEI Águas Claras Boulevard Shopping Belo Horizonte - Foto Arquivo Aliansce.jpg

A campanha

O projeto consiste na doação de livros infantis da autora Tatiana Kauss para instituições no entorno dos shoppings e parceiros da Aliansce Sonae.
A campanha foi dividida em três momentos, nos quais 100 mil livros do título "Fubá" foram distribuídos em outubro de 2021, na ocasião do Dia das Crianças, outros 100 mil do título "Fura-bolo" entregues em dezembro desse mesmo ano, no mês em que comemoramos o Natal e em outubro de 2022, também no Dia das Crianças, 100 mil livros "Entre Cores e Olhares", totalizando 300 mil exemplares dos livros da autora.
O Instituto da Criança atuou diretamente na gestão do projeto, mapeando as instituições a partir do corte de idade (crianças abaixo de 7 anos) e localização (nas proximidades dos shoppings), além de auxílio na etapa de logística. Geramos um novo banco de dados com mais de 1.000 instituições potenciais para demais campanhas que a Aliansce possa vir a realizar.

A estratégia seguida foi a de inserir no contexto da doação a contação de histórias nos shoppings e nas instituições contempladas, proporcionando assim, um momento lúdico e de interação entre as crianças.

Veja as Fotos dos Eventos

São Paulo

Norte e Nordeste

Rio de Janeiro